top of page
Buscar

A relação entre Hipocampo, Amígdala Cortical e Córtex Pré-Frontal na Ansiedade




Eis a tríade envolvida no surgimento da ansiedade. O Córtex Pré-Frontal tem relação com tomadas de decisão, planejamento de comportamento e pensamentos complexos.

A Amígdala Cortical está envolvida nas respostas emocionais e reativas, ligada também com a agressividade, visa nos deixar alertas para podermos nos defender.

O Hipocampo, região importante da memória, tem a tarefa de analisar e registrar as percepções que acontecem no ambiente.

Este mecanismo é de extrema importância para nossa sobrevivência, porém, em algumas pessoas eles agem de forma inadequada. Veja um exemplo:

- Um cachorro late ferozmente para uma criança. Seu hipocampo registra a situação como muito perigosa, sua amígdala cortical dispara sensação de medo e pavor no organismo deixando o corpo pronto para correr. Seu córtex pré frontal faz uma análise rápida da situação, vê o cachorro feroz, recebe as informações da amígdala e hipocampo sobre o perigo, e então condiciona a criança a chorar e implorar por ajuda de algum adulto.

Para a criança não passar o resto da vida com pavor de cachorro, é preciso mostrar que nem todo cachorro é bravo e que é possível perceber sinais de quanto ele está irritado. Desta forma, a criança pode até se assustar com um latido, pois ativa a amígdala e essa só pensa em se proteger, mas o hipocampo lembrará das explicações sobre quando o animal está bravo ou não, e auxiliará o córtex pré frontal a manter a calma.

Essa reescrita cognitiva pode ser feita todos os setores da vida. E então, qual perigo não é lá tão perigoso assim, hein?




 
 
 

Bình luận


bottom of page